Bahia inicia projeto que integra atividade pecuária com plantio florestal

Projeto pretende beneficiar a diversidade e fonte de renda de produtores baianos

A Bahia iniciou a implantação do sistema de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), que tem entre os benefícios a diversificação da atividade e fonte de renda dos produtores baianos, além do impacto positivo no meio ambiente. Para viabilizar o projeto, uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) será efetivada em uma fazenda no município de Teodoro Sampaio, no centro norte do estado.

Com uma área de 15 hectares, a Fazenda Caçada será a primeira URT em implantação na Bahia. No local, 30 bezerros recém-desmamados serão criados em meio às árvores de eucalipto. Um estudo será conduzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre os benefícios e resultados obtidos no decorrer do experimento, que vai até a fase de corte das árvores para aproveitamento da madeira. Uma área com as mesmas características de extensão será mantida (área testamento), mas sem árvores, para que seja feito um comparativo ao longo do experimento.

Para discutir o potencial da Bahia neste sistema de integração, a Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri) realizará, em parceria com a Embrapa, um workshop sobre ILPF até esta sexta-feira (10), no auditório da secretaria.

O secretário da Agricultura do Estado, Lucas Teixeira, destaca que a produção de carne bovina livre do carbono é um dos benefícios alcançados com esta iniciativa. “Esse workshop é justamente para discutir com os produtores como a tecnologia do ILPF pode ajudá-los no campo. Para além disso, a Bahia irá implantar quatro URTs para mostrar ao produtor como funciona. Essa é uma tecnologia sustentável, onde conseguimos obter carne bovina livre do carbono. É uma ação de sustentabilidade no campo”, afirma.

Acompanhe o Caderno de Notícias no FacebookInstagramYouTube e Twitter.

Carregar mais em Bahia

Vejam também

Industria calçadista emprega cerca de 31 mil pessoas na Bahia

A descentralização de fábricas de calçados, por meio da oferta de incentivos fiscais do Go…