Colégio Estadual recebe o nome do Mestre Moa do Katendê

Capoeirista foi assassinado no dia 8 de outubro de 2018

A partir desta quinta-feira (18), o Colégio Estadual Victor Civita, localizado na comunidade Dique Pequeno, no Engenho Velho de Brotas, em Salvador, passa a ser denominado Colégio Estadual Mestre Moa do Katendê. A alteração foi assinada pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, atendendo solicitação da comunidade escolar, dos moradores do Engenho Velho de Brotas e do movimento negro.

Moa do Katendê foi um dos maiores mestres de capoeira de Angola da Bahia, assassinado no dia 8 de outubro de 2018. O compositor, percussionista, artesão, educador e mestre de capoeira morava no bairro e tinha uma importante atuação cultural junto à comunidade local, tornando-se uma liderança reconhecida em todo o país e no mundo. Moa teve filhos e sobrinhos que estudaram no colégio, que hoje recebe o seu nome.

A morte do capoeirista suscitou homenagens de nomes de peso como Caetano Veloso e Gilberto Gil, bem como de artistas internacionais, a exemplo de Roger Waters. Grupos de capoeira e movimentos ligados à cultura africana também fizeram homenagens em Salvador, Recife e São Paulo. Após seu falecimento, foi produzido o documentário “Quem vai quebrar a máquina do mal?”, dirigido por Carlos Pronzato. A película conta a história de Moa e traz entrevistas de pessoas próximas e testemunhas do crime que o vitimou.

Acompanhe o Caderno de Notícias no FacebookInstagramYouTube e Twitter.

Carregar mais em Bahia

Vejam também

Deputado sugere regulamentação do transporte público na Bahia

O deputado Leandro de Jesus (PL) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa que r…