Em Aramari, quilombolas serão beneficiados com novas unidades habitacionais

A construção foi viabilizada pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais, SDR e Sepromi

Será assinada, pelo governador Rui Costa, nesta quinta-feira (21), a ordem de serviço para a construção de 15 unidades habitacionais no distrito quilombola Olhos D’Água, em Aramari, a 133 km da capital. As casas vão possuir dois quartos, sala, banheiro e cozinha. Os moradores da comunidade já falam sobre a expectativa com a nova obra.

A construção foi viabilizada pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais, no qual atuam as secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). De acordo com a titular da Sepromi, Fabya Reis, “a obra sinaliza e reafirma a possibilidade de transformação na vida dessas pessoas, além de afirmar o compromisso do Governo do Estado para consolidar a política estruturante de igualdade racial na Bahia”.

Com a nova construção, as casas de taipa serão radicadas da comunidade, garantindo condições mais dignas de moradia a todos os habitantes do distrito. Um dos fundadores da Associação dos Afrodescendentes Remanescentes de Quilombo do Distrito de Olhos D’Água – que inscreveu a localidade no projeto -, o produtor rural Marivaldo Assis garante que a casa é um presente para todos. “Muitos aqui têm muitas bocas para sustentar, ganham pouco e não têm condições de construir uma casa melhor. Essas pessoas foram priorizadas”, afirmou.

É o caso do produtor rural Jurandir Jesus dos Santos, que mora na zona rural da comunidade, em uma casa de taipa, junto com 16 pessoas, sendo a esposa, Maria da Paz Jesus, 13 filhos e dois netos. “A gente vive da roça e ganhar essa casa é muito bom, inclusive por que vem uma cisterna junto. Temos dificuldades de água. Estamos muito felizes”, celebrou.

Origem

No final do Século XVII, surgiram na região onde está situado o município de Aramari algumas propriedades agropecuárias que, com o decorrer dos anos, transformaram-se em povoações. Uma delas foi a Olhos D′Água, que por volta de 1850 já se constituía num pequeno arraial. Mais tarde, tendo aumentado o número de casas comerciais e residenciais, também foi construída uma capela dedicada à nossa Senhora da Conceição. O povo que lá vive é quilombola descendente de escravos.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Bahia

Vejam também

Semana Santa: Sistema Ferry-Boat espera fluxo 5% maior que ano anterior

A ITS (Internacional Travessias Salvador), empresa que administra o Sistema Ferry-Boat, pr…