Encontro promove alinhamento de projetos voltados para agricultura familiar

Pró-Semiárido e Bahia Produtiva atuarão nos 27 Territórios de Identidade do Estado

A agricultura familiar baiana está crescendo e se transformando com ações e investimentos do Governo do Estado, por meio de projetos como o Pró-Semiárido e Bahia Produtiva, executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Para alinhar e planejar as ações conjuntas a serem desenvolvidas, técnicos e dirigentes que atuam nos projetos se reuniam, nesta terça-feira (12), no Centro de Treinamento da SDR, em Salvador, Itapuã.

De acordo com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, a integração e articulação entre Pró-Semiárido e Bahia Produtiva “é necessária, não só porque muitas vezes acontece ações na mesma base geográfica, mas porque o governo estadual quer que esses projetos possam impactar positivamente na economia de cada município, gerando condições de renda e qualidade de vida para população”, destacou.

O Pró-Semiárido é realizado a partir de um acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), com investimentos na ordem de US$ 100 milhões, voltados para erradicação da pobreza na região do semiárido baiano e fortalecimento das principais cadeias produtivas de agricultores familiares. O projeto atua em 543 comunidades rurais, localizadas em 32 municípios.

Já o Bahia Produtiva é resultado de um acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com investimentos na Ordem de US$ 260 milhões. O objetivo é financiar subprojetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado, socioambientais, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de interesse das comunidades mais pobres da Bahia nos 27 Territórios de Identidade do Estado.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Bahia

Vejam também

Colheita da Safra 2023/24 chega a 80% da área e se encaminha para a reta final no Oeste da Bahia

A colheita da soja na Safra 2023/24 avançou consideravelmente nas últimas semanas nas prin…