Força-tarefa atende mais de 300 animais atingidos por rompimento de barragem

Equipe do CRMV-BA ficará na região por mais três semanas

Mais de 300 animais, entre cães, gatos, aves e roedores, atingidos pelo rompimento da barragem de Quati, no município de Pedro Alexandre, no nordeste do Estado, já foram atendidos pela equipe de resgate do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA).

Com base na cidade de Coronel João Sá, a equipe é comandada pela médica-veterinária Ilka Gonçalves, presidente da Comissão de Bem-estar Animal do Conselho, e conta com o reforço da médica-veterinária Carla Sassi do CRMV-MG, que atuou na coordenação geral de desastres nas tragédias de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais.

“A situação na região é muito complicada e não tivemos como montar um abrigo especifico para os acolhimentos. Todos os animais atendidos passaram por avaliações clínicas e foram tratados com vermífugos e antiparasitários, cadastrados para posterior castração e vacinação anti-rábica. A situação mais crítica é a de 80 suínos que foram encontrados em uma pocilga, com pragas que há muito tempo não temos notícias e que são extremamente perigosas à saúde do animal e também da população”, explica Ilka.

Para auxiliar o trabalho da equipe, é realizada uma campanha de arrecadação de alimentos e remédios. As doações podem ser feitas em Salvador, na Clínica Kennel e Mr. Pet, na Pituba e SuperVet em Stella Mares. As demandas mais urgentes, segundo os voluntários, são de vermífugos, antipulgas e ração. A equipe será mantida na cidade por pelo menos mais três semanas prestando assistência à população e aos animais atingidos.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Bahia

Vejam também

Semana Santa: Sistema Ferry-Boat espera fluxo 5% maior que ano anterior

A ITS (Internacional Travessias Salvador), empresa que administra o Sistema Ferry-Boat, pr…