Inema e Sema formam grupo para discutir contenção de óleo no litoral baiano

Equipes identificam áreas afetadas, resgatam animais atingidos e equipam pessoal para a limpeza das praias oleadas

Limpeza das praias e instalação de barreiras de proteção, evitando o avanço de óleo principalmente em áreas de manguezais e estuários. Essas são algumas das ações discutidas pelo Comando Unificado de Incidentes, nesta sexta-feira (11), em resposta às manchas de óleo que chegam ao litoral baiano desde o último dia 4. A criação do grupo é resultado de encontro promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

“As equipes técnicas da Sema e do Inema estão acompanhando as ações de mitigação dos danos ambientais, com sobrevoos para identificação de áreas afetadas, resgate de animais atingidos e fornecimento de equipamentos para os colaboradores das limpezas das praias oleadas. A criação deste comando unificado se dá no intuito de juntarmos esforços e potencializarmos nossas ações”, afirmou o secretário da Sema, João Carlos.

A proposta do grupo é que as medidas sejam adotadas de forma estratégica, com diversas frentes de ação, incluindo estudo para identificar a origem e deslocamento das manchas de óleo, além de alinhamento sobre o destino adequado do material coletado nas praias.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Bahia

Vejam também

Amostra de cinzas vulcânicas da Espanha passam a fazer parte do acervo do Museu Geológico da Bahia

O Museu Geológico da Bahia (MGB), órgão administrado pela Secretaria de Desenvolvimento da…