Nova sede do Neojiba recebe visita de profissionais da imprensa

O espaço está ganhando os últimos retoques para ser inaugurado no dia 9 de julho

A nova sede dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), no Parque do Queimado, no bairro da Liberdade, está recebendo os últimos retoques para ser inaugurada no dia 9 de julho. Nesta sexta-feira (28), durante uma visita guiada, profissionais da imprensa conheceram o espaço que conta com um sofisticado sistema de isolamento acústico, ideal para o desenvolvimento dos músicos.

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Com investimento do governo do Estado no valor de R$ 13,5 milhões, a sede do programa está instalada em área de dez mil metros quadrados, sendo mil metros quadrados de área construída. O projeto da estrutura inclui uma sala de espetáculos para música de câmara, com capacidade para 140 pessoas; um prédio com saguão de entrada, bilheteria, loja, bastidores; internet de alta velocidade, via fibra ótica; um edifício com sala de ensaio de 180 e 300 metros quadrados; e outra construção com 15 salas de ensaio.

“O Neojiba já levou a orquestra Juvenil para várias turnês internacionais, trabalhando com os melhores músicos do planeta e sempre recebendo críticas excelentes. Com essa nova sede, o nosso nível vai aumentar consideravelmente e esses resultados vão se multiplicar”, afirmou o fundador e diretor geral do Programa Neojiba, Ricardo Castro.

Atualmente, o Neojiba reúne mais de 1.800 beneficiados, entre 6 e 29 anos, que participam das atividades em Salvador e municípios de 13 territórios de identidade do estado. O programa é uma ação de política pública do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e participação da sociedade e de entidades e empresas parceiras, nacionais e estrangeiras.

Neojiba

Fundado pelo maestro e pianista Ricardo Castro em 2007, o Neojiba já atendeu mais de dez mil crianças, adolescentes e jovens, na capital e no interior do estado. O programa oferece atividades educativas, pedagógicas e sociais, com o objetivo principal de incentivar o desenvolvimento e a formação cidadã de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade por meio da música. O programa realizou mais de 1,3 mil apresentações artísticas, com mais de 700 mil espectadores, em cidades do Brasil e dos Estados Unidos, além de países da Europa.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Bahia

Vejam também

Amostra de cinzas vulcânicas da Espanha passam a fazer parte do acervo do Museu Geológico da Bahia

O Museu Geológico da Bahia (MGB), órgão administrado pela Secretaria de Desenvolvimento da…