Representantes do Governo do Estado visitam experiência produtiva de cacau no Oeste

O modelo visto servirá de referência para qualificar o trabalho de Ater realizado pela SDR

Representantes do Governo do Estado realizaram, nesta segunda-feira (27), visita técnica a uma experiência produtiva de cacau, no município de Riachão das Neves, Território de Identidade Bacia do Rio Grande. O objetivo foi conhecer o manejo irrigado, tecnologias e variedades de cacau cultivadas em uma área de 15 hectares, pertencente a Fazenda Estância Solaris.

A propriedade visitada é uma área de perímetro irrigado da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), cedida com a finalidade de ser utilizada para a implantação de sistemas produtivos. Antelmo Farias, que nasceu e cresceu em uma fazenda de cacau, destacou que realiza um trabalho de recuperação da área a mais de três anos, plantando cacau consorciado com coco. Ele também trabalha na produção de derivados do cacau, a exemplo de nibs de cacau, chocolate e outros, todos eles batizados com a marca Cacau do Cerrado.

Para Farias o importante no processo produtivo é o compartilhamento de informações, principalmente com os agricultores familiares: “O grande produtor viaja, vai buscar tecnologia, e ele paga por isso, mas os pequenos produtores precisam do Estado e necessita se organizar em associações e cooperativas. Nosso objetivo não é concorrer com o Sul da Bahia, mas ampliar o mercado, pois o Brasil importa Cacau”.

Foto: André Frutuôso – Ascom/SDR

Impressionado com a visita à Fazenda Estância Solaris, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, disse que a experiência vista servirá de referência para qualificar o trabalho de assistência técnica e extensão rural (Ater) realizado pela SDR: “Aqui está um ensinamento de como nós podemos expandir o cacau para outros municípios da região e, por outro lado, como podemos trazer os agricultores familiares para ver esse tipo produção. Muito bom conhecer essa experiência exitosa”, ressaltou o secretário.

Acompanhe o Caderno de Notícias no FacebookInstagram, YouTube e Twitter.

Carregar mais em Bahia

Vejam também

Com aprovação de 82%, Juliana Araújo lidera pesquisa com 60 pontos de vantagem em Morro do Chapéu

A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo (PDT), desponta como favorita à reeleição na…