Uauá recebe investimento para se tornar referência na produção de leite de cabra

Laticínio do município passará a produzir 5 mil litros de leite por dia

O município de Uauá, conhecido como a capital do bode, vai se tornar referência na produção de leite de caprino. O laticínio da comunidade de Testa Branca, após o investimento de R$ 1,6 milhão do Governo do Estado, passará a produzir 5 mil litros de leite por dia, beneficiando 200 famílias, em 18 comunidades rurais em Uauá e Curaçá, no interior baiano.

Ação é executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do projeto Pró-Semiárido. Os recursos provêm de um acordo de empréstimo entre o Governo do Estado da Bahia e o Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (FIDA), das Organização das Nações Unidas (ONU).

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou a rentabilidade da produção de leite de caprinos: “Com o investimento, a comunidade será estimulada a desenvolver o seu criatório com melhoramento genético, na alimentação e cuidados com esses animais”.

Para a presidente da Associação Comunitária Agropastoril da Fazenda Testa Branca, Keliane dos Santos, a expectativa é grande: “Hoje, beneficiamos 100 litros de leite, por dia e vamos aumentar inicialmente para 1,5 mil litros de leite por dia. Vai gerar mais postos de trabalho, fazendo com que os jovens tenham interesse em permanecer na nossa comunidade”.

Segundo o agricultor João Bosco, os investimentos vão garantir também a melhoria da produção de caprinos: “O curral do produtor ainda não tem tiragem de leite adequada porque não temos assistência técnica, mas a partir de agora vai melhorar 100%, pois teremos acompanhamento desde a nossa lida com os animais até o processamento do leite. É desenvolvimento não só para a comunidade, mas para o município de Uauá”.

O projeto Pró-Semiárido é parte integrante de um conjunto de compromissos do Estado para seguir avançando na erradicação da pobreza, levando serviços e investimentos diretamente para a população. O Governo da Bahia está aplicando R$ 300 milhões para ajudar 70 mil famílias a conviverem melhor com o semiárido em 32 municípios do sertão baiano.

Acompanhe o Caderno de Notícias no FacebookInstagramYouTube e Twitter.

Carregar mais em Bahia

Vejam também

Setur negocia com a Copa Airlines voos do Panamá para a Bahia

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e a Copa Airlines iniciaram, na quarta-feira …