Vídeo: Irmã Dulce se torna oficialmente a primeira santa brasileira

A Santa Dulce dos Pobres foi canonizada pelo Papa depois de ter dois milagres reconhecidos pela igreja católica

Irmã Dulce (Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, nascida em Salvador, da Bahia, em 1914), a freira brasileira que dedicou sua vida à caridade, tornou-se Santa Dulce dos Pobres neste domingo (13), numa cerimônia conduzida pelo Papa Francisco, na Praça São Pedro, no Vaticano. A cerimônia foi prestigiada por uma comitiva de autoridades brasileiras, incluindo o governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto.

O nome da santa brasileira invocou ao menos dois milagres que foram reconhecidos pela Igreja Católica. Em 2001, a sergipana Claudia dos Santos pediu a intercessão da religiosa para cessar uma hemorragia depois de 18 horas do parto de seu segundo filho. Foi atendida. Em 2014, o músico baiano José Moreira recobrou a visão depois de 14 anos de cegueira derivada de um glaucoma, após pedir a intercessão da agora santa Dulce.

Outros quatro religiosos que viveram no século IX e XX foram canonizados na mesma celebração: o britânico John Newman, uma italiana, Giuseppina Vannini, uma indiana, Mariam Thresia Chiramel Mankidiyan, e a suíça Margarida Bays.

O canal no YouTube Vatican News transmitiu a canonização. Assista abaixo (o momento da canonização começa a partir dos 22min35s):

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Brasil

Vejam também

Uso de ChatGPT no ensino exige cuidado, alerta especialista

Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil* A utilização da inteligência artificial…