Orçamento para lavar carros de deputados é quase 3 vezes maior que o do Museu Nacional

O investimento que já chegou a ultrapassar 1,9 milhão de reais, este ano estava previsto apenas 205 mil

O Museu Nacional que foi consumido pelo fogo no último domingo (2), recebia da União uma verba que variava entre 1 milhão e 1,9 milhão de reais por ano.

Desde 2013, a importância do museu deixou de ser reconhecida pelo Governo Federal, tanto que, após seguidos cortes drásticos, a previsão para este ano era de que somente 205 mil reais fossem repassados para a instituição, que é subordinada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). (veja infográfico abaixo)

Apenas para efeito de comparação, atualmente, a Câmara dos Deputados paga mais pela lavagem de seus 83 veículos oficiais, do que o presidente Michel Temer (MDB) investe no cuidado ao museu. Neste ano, a casa legislativa prevê gastar 563 mil reais em dinheiro público para deixar seus carros limpos. Este valor é 2,7 vezes maior ao investido pela conservação do museu.

Pudera! De acordo com o site El Pais, o último presidente a visitar o museu foi Juscelino Kubitscheck (1902 – 1976), o mandatário que transferiu a capital federal do Rio de Janeiro para Brasília e governou o país entre 1956 e 1961. Recentemente, nem mesmo os ministros da cultura vinham demonstrando qualquer benevolência ao museu bicentenário. Sequer compareceram às celebrações dos 200 anos.

Na segunda-feira (3), após o incêndio, o ministro da cultura, Sergio Sá Leitão visitou as ruínas do museu ao lado do ministro da educação, Rossieli Soares. Eles anunciaram um investimento de 10 milhões para recuperar o que sobrou do órgão.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Brasil

Vejam também

Uso de ChatGPT no ensino exige cuidado, alerta especialista

Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil* A utilização da inteligência artificial…