Pela primeira vez na história, São Paulo tem policial trans na corporação

Henrique entrou na corporação como soldado Emanoely, veja foto

Depois de quase 200 anos de história, a Polícia Militar do estado de São Paulo passa a ter o primeiro homem transexual na corporação.

Emanoel Henrique Lunardi Ferreira, conhecido como soldado Henrique, atua na cidade de Ituverava (SP). Ele faz parte da PM desde 2015 e, na época, entrou na corporação como a soldado Emanoely.

Entrevistado pelo Portal G1, o soldado contou que nunca se identificou com o gênero feminino e sempre se viu como homem. Com a ajuda de psicólogos foi, então, que Henrique entendeu-se como um homem trans.

“Eu entrei como mulher. Eu não sabia das questões transgênero. Eu não sabia sobre transição, nada a respeito. Então, eu não sabia que era trans”, explicou Henrique.

Henrique entrou na corporação como soldado Emanoely. Foto: Reprodução Internet

A partir de 2017, Henrique passou a exigir dos colegas que fosse tratado com o nome masculino e, posteriormente, solicitou à PM que mudasse de nome. Na mesma época, o policial iniciou seu tratamento à base de testosterona.

O requerimento do soldado foi atendido quase mais de ano depois e hoje em dia Henrique é tratado pelo nome que se identifica.

“A Polícia Militar tem 188 anos, e este é o primeiro caso de transexual. Temos casos de homossexuais na PM, mas de transexual é o primeiro caso”, disse a capitã Cláudia Lança, chefe de comunicação social da PM em Franca.

Não é só na PM que Henrique conquistou o direito do reconhecimento enquanto pessoa trans. Sua certidão de nascimento também foi alterada e, atualmente, ele chama Emanoel Henrique Lunardi Ferreira no documento também.

Acompanhe o Caderno de Notícias no FacebookInstagramYouTube e Twitter.

Carregar mais em Brasil

Vejam também

Ministro Rui Costa será ouvido sobre novo PAC e gastos de Itaipu no Senado

Texto: Agência Senado O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, deverá prestar informaçõe…