Fevereiro registra a melhor ocupação hoteleira da década em Salvador

No mês de março, com o carnaval, este indicador poderá aumentar ainda mais

Segundo a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), em Salvador, a taxa de ocupação hoteleira chegou a 70,67% no mês de fevereiro. A marca é superior 3,22% em relação ao mesmo período do ano passado, e foi considerada pelo trade turístico da cidade a melhor da década. Vale ressaltar que o Carnaval de 2019 foi realizado em março, o que poderá aumentar ainda mais a taxa de ocupação hoteleira.

Segundo o presidente da FeBHA, Silvio Pessoa, o verão proporcionou o crescimento de todos os setores envolvidos com o turismo. “Foi fantástico. Todos saíram ganhando. Sem falar do sol que tivemos nesta temporada. Agora, na baixa estação, com a inauguração do Centro de Convenções, esperamos que o calendário de eventos venha com força total”, afirma.

Gestor da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Claudio Tinoco diz que tal dado é reflexo do trabalho da Prefeitura em parceria com o trade turístico. “O prefeito ACM Neto sabe da importância do turismo para a cidade e, por isso mesmo, temos investido na promoção turística de forma estratégica e eficiente ao longo de todo o ano”, pontua.

Promoção da cidade – Entre as ações de promoção turística já previstas para este ano, está a continuação dos road shows no Brasil e na América Latina, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA). A iniciativa consiste em capacitar agentes de viagens e operadores de turismo a vender o destino Salvador. Entre 2017 e 2018, cerca de 4 mil operadores de viagens receberam o treinamento.

Em parceria com a Salvador Destination, a Prefeitura vai promover press trips, ação que traz jornalistas, sobretudo estrangeiros, para vivenciar a cidade; e o Salvador Nice To Meet You, que traz operadores de viagens e promotores de eventos para fazer uma visita de familiarização com a capital baiana.

A Secult vai, ainda, intensificar a comunicação digital, participar de feiras de turismo e fazer missões internacionais. Além disso, a Prefeitura vai lançar, nas comemorações pelo aniversário de 470 anos da cidade, agora em março, novas obras de requalificação da orla, a exemplo do trecho entre Stella Maris, Praia do Flamengo e Ipitanga, além da implantação do Museu da Música Brasileira, da Casa da História de Salvador e do Arquivo Público Municipal.

O Centro de Convenções de Salvador, que também vai alavancar o turismo na baixa estação, terá as obras concluídas em setembro. A licitação para a concessão da empresa que vai administrar o equipamento deve ser lançada ainda este mês.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Economia

Vejam também

Entenda as novas regras da declaração do Imposto de Renda

Texto: Agência Brasil A partir do próximo dia 15, o contribuinte fará o acerto anual de co…