Diretor responsável pelas avaliações do Enem é exonerado

Troca-troca no instituto traz preocupação sobre a realização das provas nacionais

O diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Francisco Vieira Garonce, deixou o cargo que tem, entre as atribuições, a responsabilidade de organizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A exoneração foi publicada hoje (5), no Diário Oficial da União, assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Na terça-feira (4), o jornal Folha de S.Paulo informou que Garonce deixou o cargo, mas a demissão não havia sido publicada no Diário Oficial, o que se confirmou nesta quarta. Segundo a reportagem, a exoneração seria motivada por uma falha de segurança no envio das questões para a gráfica que havia colocado em suspensão a realização das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Desde o início do ano, o Inep tem passado por uma série de mudanças. O atual presidente da autarquia, Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, é o quarto presidente do Inep sob o governo Jair Bolsonaro. As trocas de comando têm trazido preocupação sobre a capacidade do instituto para a realização de todos os exames sob a responsabilidade do Inep.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Educação

Vejam também

Fies tem inscrições prorrogadas até esta segunda-feira

Texto: Agência Brasil O Ministério da Educação prorrogou o prazo de inscrição para o proce…