Inadimplência com FIES bate recorde e dívidas chegam a R$ 20 bilhões

57% dos contratos em fase de amortização estão com pagamento atrasado

De um total de 727.522 contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), 416.137 (57,1%) estão com pagamentos atrasados. Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), se transformarmos esse atraso em valores, as dívidas chegam a R$ 20 bilhões.

Para o diretor de gestão do Fies, Pedro Pedrosa, o déficit pode aumentar ainda mais nos próximos anos, caso o nível de inadimplência não seja controlado.

Um dos argumentos do governo federal para justificar a reestruturação do programa foi, justamente, a quantidade de estudantes que não conseguiam manter suas parcelas em dia.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), já no ano passado eram constatados aumentos consecutivos no percentual de inadimplência.

Desemprego

Pedrosa diz que foi por estar ciente do possível impacto da crise econômica que o governo federal buscou incorporar ao Novo Fies a prévia do valor das prestações a serem pagas. Com isso, haveria, em tese, uma tendência de o aluno reservar a quantia necessária para quitá-las dentro do prazo de vencimento. “Antes, ele não sabia o total da dívida, ia descobrindo quando ia fazendo os aditamentos. O que trouxemos para o novo modelo foi uma maior transparência. [Atualmente] Quando for fazer o cálculo, vai saber qual a taxa percentual de correção que a mantenedora pode cobrar.”

O diretor informou, ainda, que o governo deve definir, até o mês que vem, medidas capazes de reduzir o alto índice de inadimplência entre os beneficiários do programa.

Fonte: Agência Brasil

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Educação

Vejam também

Fies tem inscrições prorrogadas até esta segunda-feira

Texto: Agência Brasil O Ministério da Educação prorrogou o prazo de inscrição para o proce…