Mais de 48 mil alunos da rede municipal participam do programa Salvador Avalia

Os resultados identificam as dificuldades do processo de ensino/aprendizagem

Foi realizada nesta quarta-feira (20) mais uma avaliação do programa Salvador Avalia (Prosa), voltada aos alunos do Ensino Fundamental, com o objetivo de aferir o conhecimento, realizar um diagnóstico do aprendizado e colher subsídios para o aprimoramento do ensino. Ao todo, 48.026 estudantes do 2º, 3º, 5º e 9º ano fizeram uma prova de Língua Portuguesa e outra de Matemática.

Cada prova trouxe 21 questões, nos mesmos moldes da Prova Brasil, cujas médias de desempenho são utilizadas, juntamente com a taxa de aprovação, para obtenção do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os resultados do Prosa vão servir como base para o planejamento de políticas públicas municipais, no sentido de avaliar as dificuldades do processo de ensino/aprendizagem e investir em ações para saná-las.

Depois da aplicação das provas, apuração e análise dos resultados, há a devolutiva aos professores, coordenadores pedagógicos das escolas e das regionais, bem como a realização de oficinas de aprimoramento. “A rede municipal vem crescendo muito no que diz respeito a instituição dessa cultura de avaliação, não apenas da perspectiva de verificar um resultado, mas, ao conhecer uma realidade, intervir e melhorar os resultados tendo uma produtividade maior e cuidando do nosso fluxo escolar”, explica Joelice Braga, diretora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (Smed).

Além desta quarta (20), as provas também serão aplicadas em outubro deste ano.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Educação

Vejam também

Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston

Ana Cristina Campos / Agência Brasil O Brasil conquistou o primeiro e o segundo lugar na m…