Projeto de artes visuais aproxima alunos e estimula o autoconhecimento

Releituras de obras de artistas brasileiros e estrangeiros deram liberdade de expressão aos alunos

Uma exposição criada por alunos da Escola Municipal Gersino Coelho, em Narandiba, movimentou a tarde desta quinta-feira (11) na unidade. Intitulada de Ciranda da Diversidade, a atividade foi desenvolvida em parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal da Bahia.

Através do programa, seis bolsistas atuaram na escola. Dentro do projeto, cada um dos envolvidos desenvolveu um subtema diferente. Foram contempladas seis turmas com alunos de 1º ao 4º ano, envolvendo, aproximadamente, 150 alunos.

A atividade teve início em fevereiro deste ano e encerrou nesta quinta-feira com a apresentação dos trabalhos produzidos ao longo das aulas. Alunos de toda a escola visitaram a exposição guiados por monitores da Ufba. Dentre as atividades elaboradas pelos monitores estão as releituras de obras de artistas brasileiros e estrangeiros que, durante o processo criativo, deram liberdade aos alunos para se expressar. Dentre os artistas que serviram de inspiração estão Tarsila do Amaral e Carybé.

O destaque das atividades ficou por conta do projeto de inclusão que em um mural trabalhou elementos da cultura afro-brasileira e africana além da criação de um alfabeto em braile para aproximar uma aluna que tem deficiência visual dos outros estudantes.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Educação

Vejam também

Sistema nacional reunirá informações sobre violência escolar

Fabíola Sinimbú / Agência Brasil Oito meses após a sanção da Lei 14.643/2023, o governo fe…