Psicopedagoga dá dicas de como escolher um bom colégio para o filho

Viviane Santana mostra o que deve ser levado em conta na hora de decidir a melhor instituição

Escolher a colégio no qual matricular o filho é uma decisão das mais complexas que os pais tomam. Afinal, o que está em jogo é a educação da garotada, que vai refletir nos resultados futuros de cada um. Para ajudar na dura tarefa, a psicopedagoga do Colégio Vitória Régia, Viviane Santana, dá algumas dicas do que deve ser levado em conta na hora de escolher a instituição onde os filhos vão passar boa parte do tempo, como também terão os conhecimentos e valores desenvolvidos.

  1. Faça uma lista do que você espera de uma escola

Antes de tudo, saiba exatamente o que você espera da escola. Enumere os itens que não abre mão, a exemplo de espaço físico, profissionais qualificados, proximidade de casa, opção de período integral, oferta de cursos extracurriculares. Cada família tem seus próprios aspectos a considerar e, por isso, é bom criar uma lista de prioridades. Ao fazê-la, você visualiza o que deseja – e isso facilita a busca.

  1. Fuja das promessas

Como há uma superoferta de pré-escolas prometendo o desenvolvimento das crianças, a disputa muitas vezes ultrapassa o limite ético e chega a parecer propaganda barata. Por isso, fique atento: os pequenos não estão preparados para aprender da mesma forma que os mais velhos. A pré-escola deve ser, sobretudo, um ambiente seguro e estimulante supervisionado por profissionais preparados.

  1. Converse com a equipe pedagógica

É muito importante que os pais conversem com a equipe pedagógica responsável e descubra a metodologia de ensino, os valores, as propostas da instituição e avalie o perfil do colégio. Outra dica é visitar o site institucional, pois costuma ser uma boa vitrine do trabalho desenvolvido ao longo do ano. As relações dos alunos estabelecidas com os profissionais (professores, funcionários e coordenadores) também devem ser observadas.

  1. Procure referências

Procure conversar com outros pais que matricularam os filhos na escola para conhecer um pouco mais sobre a instituição. Parentes e amigos também costumam ser bons indicadores.

  1. Preço e qualidade

Procure uma escola cuja mensalidade se adapte a sua realidade financeira. Nem sempre o alto custo de uma mensalidade significa boa qualidade educacional. Opte por uma escola em que o seu filho sinta-se bem com a convivência entre os colegas e a equipe escolar. Bons resultados na aprendizagem refletem-se na qualidade acadêmica e no estabelecimento de relações saudáveis. Outro item importante é o deslocamento e logística dessa nova escolha. Será que seu filho chegará a tempo para as aulas? Ficará cansado por conta do percurso?

  1. Tempo integral

Quando o pai e a mãe trabalham fora, é essencial questionar sobre o que acontece caso se atrasem para buscar a criança. Cada escola tem seu método: há desde as que não aceitam atrasos até as que cobram taxas extras pelo tempo a mais em que a criança permanece ali. Uma boa opção é optar por uma escola que também ofereça Tempo Integral, a exemplo do Vitória Régia. Essa modalidade de ensino oferece uma rotina planejada e dinâmica, que possibilita atividades teóricas e práticas.

  1. Diferenciais

A Educação Bilíngue é uma boa alternativa que vem ganhando força nas escolas privadas. No Vitória Régia, através de aulas lúdicas e interativas em um ambiente especialmente preparado para imersão, as crianças se divertem com o vocabulário e a diversidade cultural, ora na língua inglesa ora na língua materna. O segundo idioma é utilizado como mais um recurso de ampliação da comunicação, contando com o auxílio lúdico de músicas, filmes, livros, fantoches, rodas de leitura, jogos etc. Sem dúvida, a escola bilíngue é a concepção de um mundo mais moderno e globalizado, que já pensa no futuro do aluno.

  1. Acompanhe a vida escolar de seu filho

Fique atento aos sinais! Existe um período de adaptação em que a criança e o jovem enfrentarão nos primeiros dias. Porém, quando a família e a escola perceberem que existem muitas divergências entre as expectativas de ambos, é momento de conversar, tirar eventuais dúvidas e escolher o que é melhor para o bom desenvolvimento do aluno.

Outras dicas importantes: é fundamental saber qual o método de ensino, o material didático utilizado, a segurança oferecida pela instituição aos alunos e os trabalhos desenvolvidos fora da sala de aula, que podem contribuir ainda mais para o desenvolvimento intelectual do estudante.

Por Lume Comunicação

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Educação

Vejam também

Deputado sugere regulamentação do transporte público na Bahia

O deputado Leandro de Jesus (PL) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa que r…