IX Semana da África acontece de 22 a 24 de maio na UFBA

O encontro reunirá vários segmentos sociais para debater as relações entre Brasil e África

Com o objetivo de promover diálogos entre acadêmicos, educadores, cientistas sociais, antropólogos, economistas, dramaturgos, literatos, brasileiros e africanos, sobre o futuro das cooperações sul-sul entre África e Brasil, acontece, no período de 22 a 24 de maio, no Campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no auditório do PAF -3, em Ondina, a IX Semana da África.

O encontro vai promover o debate sobre o que fazer para que a África possa seguramente construir seu desenvolvimento social e econômico, além de disseminar análises críticas e estimular o debate sobre as relações África-Brasil-África no âmbito da produção acadêmica, das políticas de circulação de bens simbólicos, da estética e das relações identitárias.

A ideia é discutir sobre a apropriação da literatura, cinema e de outras formas de produção de conhecimento sobre a África por parte do público brasileiro, em especial por parte de educadores interessados em integrar na prática pedagógica o ensino da cultura e da história africana e afro-brasileira, na perspectiva da implementação das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, que tratam da obrigatoriedade do ensino da cultura e da história negra, afrodescendente e africana no Brasil.

Integram também a Semana da África, a Feira de empreendedores Negrxs e Feira Literária, na Praça das Artes, em Ondina e o show de Sine Calmon & Morrão Fumegante, na sexta-feira (24) às 20h, no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho.

A Semana da África vem sendo realizada por iniciativa de estudantes africanos na Bahia, em parceria com estudantes afro-brasileiros, em Salvador, desde maio de 2006. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC) e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

Clique aqui para ver a programação do evento.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Eventos

Vejam também

Espaço Xisto Bahia promove debate sobre profissionalização artística de PCD’s

O Espaço Xisto Bahia realiza o Dia C da Cultura Acessível para marcar a passagem do mês da…