Livro A Culpa é de Fidel, de Valter Xéu, terá lançamento pelo Brasil e América Latina

Lançamento oficial aconteceu em Salvador, dia 10, no espaço cultural Velho Espanha, nos Barris

Lançado oficialmente em Salvador na última terça-feira (10), no bar e espaço cultural Velho Espanha, nos Barris, o livro A Culpa é de Fidel – Cuba: Cadernos de Viagens e Utopias – do jornalista Valter Xéu, tem lançamentos previstos para o próximo mês de outubro.

Em Brasília, no dia 15, o lançamento acontece na UNB (Universidade de Brasília). Datas a confirmar estão previstas para lançamento nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Feira de Santana, Santa Cruz de la Sierra (edição em espanhol) e outras cidades da América Latina. Em Cuba, o lançamento acontece durante a Feira Internacional do Livro de Havana em fevereiro de 2020.

Na capital baiana, o livro A Culpa é de Fidel teve uma recepção calorosa. Emiliano José, escritor e professor da Universidade Federal da Bahia considerou que “o livro é uma mistura de diário e registro histórico já que o escritor relata suas conversas com Fidel entremeando com histórias vividas por ele e as dezenas de amigos que “cooptou” para viagens a Havana”.

Outro escritor e jornalista baiano, Jolivaldo Freitas, avalia os Cadernos de Viagem como “um roteiro original para se chegar e andar em Havana já sabendo de antemão muito da história da cidade e de Cuba”. Para ele, Xéu, de tanto se esmerar na narrativa, “quase que tira o prazer de ter vontade de se visitar a ilha caribenha” afirma entre gargalhadas.

A Culpa é de Fidel – Cuba: Cadernos de Viagens e Utopias – é o primeiro livro de Valter Xéu e, a princípio, foi pensado para comemorar a fundação do jornal Pátria Latina – uma sugestão de Fidel Castro ao jornalista e um grupo de amigos durante um evento em Havana no Centro de Convenções em outubro de 2001. O Pátria Latina chegou a circular por três anos como um jornal impresso até se tornar exclusivamente eletrônico.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Entretenimento

Vejam também

Humorista Fábio Rabin faz sessão extra do Stand up “Tá embaçado” em Salvador

Sucesso de público, o stand up “Tá embaçado” com Fábio Rabin terá uma apresent…