Ministro do STF censura reportagem em que Odebrecht cita Toffoli

Revista Crusoé e Antagonista foram notificadas por Alexandre de Morais que alegou produção de fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, notificou na última segunda-feira (15) o site Antagonista e a revista Crusoé exigindo a retirada do ar da reportagem “O amigo do amigo de meu pai”, na qual informa que o termo foi usado em um e-mail de Marcelo Odebrecht para se referir ao presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli.

De acordo com a decisão, os autores do texto terão de prestar depoimento à Polícia Federal em até 72 horas. A reportagem foi publicada na capa da última edição da revista, na sexta-feira (12). A decisão do ministro foi dada no sábado (13). Segundo o ministro, houve “claro abuso no conteúdo da matéria veiculada” e o texto é um “típico exemplo de fake news”.

De acordo com a Crusoé, a matéria foi publicada com base em um documento que consta nos autos da operação Lava Jato. No caso em questão, o empresário Marcelo Odebrecht responde a um pedido de esclarecimento da PF, que queria saber a identidade da pessoa que foi citada em um de seus e-mails como “amigo do amigo de meu pai”.

Ao responder a solicitação, Marcelo informou que o codinome foi utilizado para tratar de Dias Toffoli. O e-mail, no qual se fala do atual presidente do Supremo, foi enviado em julho de 2007, quando Toffoli era advogado-geral da União.

Acompanhe o Caderno de Notícias no FacebookInstagramYouTube e Twitter.

Carregar mais em Justiça

Vejam também

Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil, decide STJ

Texto: Agência Brasil A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta…