Consulesa de Cuba convida presidente da ALBA para os 500 anos de Havana

Visita à Alba tratou de assuntos relacionados aos bloqueios impostos pelos EUA e apoio junto à ONU

A consulesa geral de Cuba para o Nordeste, Milena Caridad Zaldivar Piedra, visitou a Assembleia Legislativa da Bahia, na tarde de segunda-feira (9), onde se reuniu com o parlamentar Marcelino Galo Lula (PT) e o presidente da ALBA, deputado Nelson Leal (PP).

A visita de cortesia da representante diplomática de Cuba, tratou do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos aos cubanos, que já dura 57 anos. Com a proximidade da Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontece dia 25 de outubro, a consulesa busca apoio para mostrar as Organizações das Nações Unidas (ONU) que não existe razão para o embargo continuar.

“O povo brasileiro compreende que nenhum país tem o direito de impor sanções econômicas unilaterais a outro porque respeita a soberania e a independência de outros países”, disse Piedra.

Sobre o assunto, Nelson Leal disse torcer para que os países que compõem a ONU sejam generosos com os cubanos. O presidente reconhece que, com o fim do bloqueio, Cuba terá mais tranquilidade. “Estaremos torcendo para que Cuba possa fazer relações comerciais com todos os países”, declarou.

No encontro, Milena Piedra convidou o presidente Nelson Leal e propôs a formação de uma comitiva de deputados da Assembleia para que visitem Havana, no aniversário da capital cubana, dia 9 de novembro, quando completa 500 anos de fundação. “Um momento importante para reverenciar a história dos cubanos”, disse o presidente.

O deputado Nelson Leal demonstrou sua simpatia e admiração com o povo cubano. Lembrou da chegada dos médicos da ilha para somar forças ao programa Mais Médicos do Governo Federal. O presidente declarou a sua intenção em estreitar relações com o país e promover intercâmbio cada vez mais intenso com Cuba. “A ALBA sempre esteve ao lado do povo cubano e, se depender de mim, vai continuar”.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Política

Vejam também

Com aprovação de 82%, Juliana Araújo lidera pesquisa com 60 pontos de vantagem em Morro do Chapéu

A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo (PDT), desponta como favorita à reeleição na…