Lídice está entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso

Deputada Federal integra a lista pela quarta vez

A deputada federal Lídice da Mata (PSB) é uma das 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. De acordo com o jornal Correio Braziliense, a baiana integra uma lista elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) que avalia o desempenho de deputados e senadores.

Esta é a quarta vez que Lídice integra a lista. Como senadora, a revista Veja a elegeu como uma das 15 mais influentes no ano de 2014. Atualmente a deputada preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, é vice-líder do bloco da Minoria da Câmara e integra o diretório nacional do Partido Socialista Brasileiro – PSB. Tem tido relevante destaque como opositora do governo Bolsonaro, sobretudo em pautas relacionadas à educação, reforma da Previdência, defesa dos direitos da mulher, de crianças, adolescentes e negros e da soberania nacional.

Para fazer a classificação, o Diap adota critérios qualitativos e quantitativos, que incluem aspectos institucionais, de reputação e de decisão, a partir de postos ocupados, capacidade de negociação e liderança. Com base nesses critérios, a equipe do departamento faz entrevistas com parlamentares, cientistas e analistas políticos, assessores legislativos e jornalistas, além de levantamentos relacionados a projetos apresentados e a discursos proferidos. São considerados também resultados de votações, relatorias, intervenções nos debates, frequência de citações na imprensa, análise dos perfis e grupos de atuação.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Política

Vejam também

Joaquim Levy pede demissão do BNDES

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy…