Usando dados da CPT, deputado afirma que “violência no campo só aumenta”

A Comissão Pastoral da Terra aponta que 960 mil pessoas se envolveram em conflitos no campo, em 2018

Representante e membro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) usou a tribuna da Câmara nesta segunda-feira (15) para apresentar dados considerados por ele como “alarmantes”, divulgados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) na última sexta-feira (12) sobre conflitos no campo.

A pesquisa anual da CPT aponta que cerca de 960 mil pessoas estiveram envolvidas em conflitos no campo no ano de 2018.

“É um aumento de 35% em relação a 2017. A minha preocupação é como o governo Bolsonaro está tratando essa questão indígena, quilombola e dos Sem-Terra, e a tendência é aumentar ainda mais os conflitos. Temos que lutar e enfrentar essa gestão, derrotar esse governo nas ruas”, frisou Valmir.

Os dados sobre violência no campo ainda apontam que os conflitos envolvem disputas por terra, por água ou trabalhistas. Em 2018, eles tiveram um aumento de 4% em relação ao ano anterior, saltando de 1.431 para 1.489, conforme a CPT.

Os militantes do MST, em Marcha Estadual Lula Livre, percorreram mais de 50km entre Camaçari e Salvador e chegaram nesta segunda-feira (15) ao CAB levando uma pauta de reivindicação que vai de infraestrutura para assentamentos até a construção de equipamentos e novas desapropriações.

Acompanhe o Caderno de Notícias no FacebookInstagramYouTube e Twitter.

Carregar mais em Política

Vejam também

Em Caldeirão Grande, ACM Neto participa de Grande Encontro com prefeito e vice

O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, participou, na última quinta-feira (25/4) do …