Vereador Kiki Bispo lança projeto de lei que videomonitora e dá desconto no IPTU

Iniciativa prevê desconto de até 15% no IPTU para residências e empresas com sistema de videomonitoramento

O vereador de Salvador, Kiki Bispo (PTB), apresentou o projeto de lei nº 163/2018 que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder desconto de até 15% no IPTU para empresas e residências que instalem câmeras de videomonitoramento.

A proposição, intitulada “Cidade Vigiada”, tem como finalidade “incentivar a melhoria dos procedimentos de segurança pública por meio da iniciativa privada, favorecendo a prevenção da violência”, explica o vereador, destacando que as imagens captadas pelas câmeras sejam usadas para contribuir e ajudar na investigação dos crimes.

Kiki explica ainda que a vigilância será dirigida aos logradouros públicos. “De acordo com os preceitos da privacidade e inviolabilidade, será vedada a utilização das câmeras de segurança para a captação de imagens no interior das residências, ambientes de trabalho ou qualquer forma de habitação”, afirmou o parlamentar.

Ele também frisou que “a implantação desta lei tem o objetivo de garantir a integridade e a segurança da população de Salvador”. Segundo Kiki Bispo, “com essa iniciativa fortaleceremos o combate aos delitos, como assaltos, furtos, roubo de carros e o vandalismo”.

Dentre os benefícios, Kiki Bispo argumenta que uma “Cidade Vigiada” coíbe as ações dos marginais e contribui com as autoridades de segurança pública na elucidação de crimes “que ficam impunes por falta de provas”.

Ainda de acordo com a proposta, as empresas e residências que já têm câmeras de videomonitoramento também serão beneficiadas com o desconto no IPTU.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook e no Instagram

Carregar mais em Política

Vejam também

Pablo Roberto se reúne com defensores públicos em apoio à aprovação de projeto: ‘Fundamental valorizar a classe’

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública na Assembleia Legislativa (…