Balé Folclórico da Bahia é homenageado pela Câmara Municipal

Presidente de honra, Edvaldo Brito disse que companhia é motivo de orgulho para todo o estado

Em sessão especial realizada no Plenário Cosme de Farias, o 30º aniversário do Balé Folclórico da Bahia foi celebrado pela Câmara Municipal de Salvador, na noite da última terça-feira (28). A homenagem foi proposta pelo vereador Edvaldo Brito (PSD), presidente de honra da companhia, que destacou a importância do trabalho desenvolvido pela instituição nas últimas três décadas.

“O Balé Folclórico da Bahia é motivo de orgulho para nós nos quatro cantos do planeta, desde que eles ocuparam a cena internacional da dança a partir de 1994. Vida longa ao balé, para que continue levando a alma desta terra para os palcos internacionais”, afirmou Edvaldo Brito.

A sessão especial na Câmara soteropolitana não foi a única homenagem de um Poder Legislativo na Bahia à companhia. No último dia 9 de agosto, o Balé Folclórico recebeu o título de Utilidade Pública em solenidade na Assembleia Legislativa.

Dois dias antes, na data oficial do aniversário, elenco, conselheiros e amigos do Balé Folclórico da Bahia se reuniram em um jantar comemorativo. Na oportunidade, Edvaldo Brito foi um dos homenageados.

A ligação antiga de Edvaldo Brito com a companhia foi enaltecida pelo diretor do Balé Folclórico, Walson (Vavá) Botelho. “Foi o primeiro presidente e é como um segundo pai para mim.  Nada mais justo do que a cidade do Salvador possa estar nos homenageando. É um trabalho de 30 anos, que leva o nome da Bahia, do Brasil e da primeira capital do país para todo o mundo”, disse.

Na mesa da sessão, além de Edvaldo e Vavá Botelho, a secretária estadual e Cultura, Arany Santana; o presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro; a titular da Delegacia de Proteção ao Turista, Maritta Souza; a fundadora do Grupo Viva Bahia, Emília Biancardi; e a coreógrafa do Balé Folclórico da Bahia, Lia Robatto.

Produto internacional

As quatro opções de idiomas disponíveis no site oficial do Balé Folclórico da Bahia (português, inglês, espanhol e francês) demonstram que o grupo é um dos principais produtos de exportação do estado para o mundo.

Ao completar 30 anos de trajetória, a única companhia de dança folclórica profissional do país é conhecida por expandir a cultura baiana, a partir de uma linguagem cênica que mistura as manifestações folclóricas com a realidade contemporânea.

Com o passaporte carimbado em 24 países, a companhia tem seu elenco principal formado por 40 integrantes – entre dançarinos, músicos e cantores – que, durante seis horas diárias, recebem preparação técnica para dança, música, capoeira, canto e teatro. Há ainda o segundo corpo de baile, que apresenta espetáculos no Teatro Miguel Santana, no Pelourinho, onde também está localizada a sede da companhia.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Salvador

Vejam também

Bruno Reis anuncia investimento de R$100 milhões em Centro de Operações de Salvador durante evento sobre Cidades Inteligentes

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou na manhã desta quinta-feira (18) da abertur…