Câmeras reforçam fiscalização dos agentes da Transalvador

As imagens podem ser provas nas divergências entre as informações do agente e do cidadão

Desde a última sexta-feira (15), os agentes da Transalvador passaram a contar com mais um suporte durante as abordagens de fiscalização. Trata-se das câmeras corporais, também conhecidas como “body cams”, que gravam e armazenam imagens, como uma forma de legitimar o trabalho realizado pelos agentes nas abordagens e ações de fiscalização.

Cerca de 40 agentes que passaram por um treinamento para operar as câmeras já estão utilizando os equipamentos. Cada câmera possui capacidade total de 64GB e numeração única. A ferramenta só pode ser utilizada pelo mesmo agente e deve estar posicionada na altura do peitoral ou do ombro durante as operações de fiscalização e de monitoramento de trânsito.

As imagens produzidas podem ser usadas como provas em situações em que houver divergências entre as informações do agente de trânsito e a versão do cidadão.

Funcionamento – As câmeras são resistentes à água, choques e quedas, e possuem GPS integrado, permitindo a localização do agente no momento da gravação, além de contar com sensor infravermelho, que permite gravação em ambientes com baixa luminosidade. As imagens são gravadas em Full HD, e protegidos por senhas, as quais os agentes não têm acesso.

Em apenas cinco dias de uso, o agente de fiscalização André Almeida destaca a aceitação da população que, segundo ele, tem se sentido mais protegida. “Nossa abordagem é padrão. Com a inclusão da câmera, no início da abordagem, informamos que o ato está sendo gravado por um equipamento do município. Os motoristas estão recebendo muito bem essa ferramenta. Não tivemos nenhum tipo de problema. Eles têm se mostrado totalmente satisfeitos, bastante receptivos”, declara.

Inicialmente 100 câmeras foram adquiridas pela Transalvador, com investimento em torno de R$ 300 mil. Atualmente, 40 aparelhos já estão em uso, outros 60 agentes já estão sendo treinados para utilização dos outros aparelhos.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Salvador

Vejam também

Bruno Reis anuncia investimento de R$100 milhões em Centro de Operações de Salvador durante evento sobre Cidades Inteligentes

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou na manhã desta quinta-feira (18) da abertur…