Mobilizar doações de sangue soma pontos no concurso de Rei Momo em Salvador

Iniciativa pretende melhorar os índices do banco de sangue que se encontra abaixo da média anual

A eleição para Rei Momo do carnaval de Salvador 2019 vem com uma novidade. A Federação das Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia firmou uma parceria solidária com a Fundação Hemoba para fazer a festa da alegria se tornar em um festejo de solidariedade. Neste ano, os candidatos do concurso estão sendo motivados a conscientizar pessoas a irem até uma unidade da Hemoba com o intuito de doar sangue e/ou medula óssea. De acordo com o regulamento, cada interessado ao posto de Rei Momo que conseguir encaminhar dez voluntários ganha cinco pontos para o concurso.

Na próxima segunda (28), os concorrentes ao trono e o atual rei André Luís Almeida assistirão, na sede da Fundação Hemoba, uma palestra informativa sobre a doação e receberão um kit para divulgação. O diretor da fundação Fernando Araújo ressalta que os voluntários mobilizados deverão ir a uma unidade e informar na entrevista de doação o nome do candidato a Rei Momo até o dia 12 de fevereiro. “Os doadores devem procurar o ponto de coleta da Hemoba mais próximo, na capital ou interior, e passar por toda avaliação para saber se está apto ou não para doação. Independentemente do resultado, o voluntário que prestar o ato de solidariedade será cadastrado e enviado para a organização do concurso para gerar a pontuação. Esperamos com a iniciativa da Federação Carnavalesca elevar o número de doação e melhorar os índices do banco de sangue que se encontra abaixo da média anual”.

Segundo Reginaldo dos Santos, coordenador do concurso, praticar ações sociais, com o olhar para as necessidades da sociedade é um ponto importante que todo representante do carnaval deve ter. “Um rei precisa de sensibilidade e atuar para mudar o contexto social, por isso, surgiu à ideia de trazer para o concurso elementos que evidenciem isso, como a doação de sangue e a arrecadação de alimentos e produtos de higiene para instituições de caridade em Salvador”, disse o coordenador.

O concurso teve suas inscrições abertas até o dia 20 de janeiro. Na segunda fase, os inscritos passam por diversas avaliações até chegarem na etapa final, que acontece no dia 16 de fevereiro no Clube dos Fantoches, às 20h, aonde será eleito o grande rei da festa e dois suplentes.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Salvador

Vejam também

CEO do Aeroporto de Salvador receberá título de cidadão soteropolitano da Câmara Municipal

O CEO do Salvador Bahia Airport, Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, …