Monumento ao Dois de Julho encanta vencedores de concurso cultural da FGM

A visitação foi conduzida pelo professor e restaurador José Dirson, responsável pelos trabalhos de requalificação da estrutura

Moradora do Subúrbio Ferroviário, a produtora de eventos Neusinea Miranda, 25 anos, conta que sempre quando passava pelo Campo Grande, no Centro, olhava para o Monumento ao Dois de Julho com a curiosidade de conhecer o caboclo que se encontra no topo do conjunto. “Tenho reverência pelo que ele representa para mim, até por ser uma das entidades do terreiro de candomblé onde frequento lá na região do Parque São Bartolomeu”, disse.

O que parecia inviável se tornou realidade. Nesta quinta-feira (27), Neusinea e mais três selecionados do concurso cultural “Aos pés do caboclo” tiveram a chance de escalar o monumento para conhecer de perto cada detalhe histórico e arquitetônico da obra. Até chegar ao topo da estrutura, não teve quem resistisse às selfies, fotos panorâmicas e até tocar nas esculturas.

A visitação foi conduzida pelo professor-restaurador José Dirson, responsável pelos trabalhos de requalificação da estrutura – o serviço está em andamento desde abril passado. O Monumento ao Dois de Julho mede 25,86 metros de altura e é composto por uma coluna de bronze assentada sobre um pedestal de mármore carrara. De cima a baixo, é possível apreciar símbolos de batalhas, inscrições, nomes dos heróis da Independência e esculturas de leões, de águias e até de figuras humanas, como a de uma mulher representando a Bahia e outra, Catharina Paraguaçu.

O concurso – “Aos pés do caboclo” foi lançado pela Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), com o objetivo de aproximar os cidadãos do Monumento ao Dois de Julho, reforçando o tema das comemorações do cortejo da Independência do Brasil na Bahia em 2019: “Patrimônio do Povo”. Os quatros participantes foram selecionados através da página oficial da FGM no Facebook.

Restauração – o Monumento ao Dois de Julho está cercado por tablados e por andaime. Isso porque a Prefeitura realiza no local o restauro da obra, que será concluído em setembro. A intervenção, entretanto, não vai impactar na realização dos festejos do Dois de Julho.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Salvador

Vejam também

Chuvas em Salvador já chegaram a 735 milímetros em abril, aponta Codesal

As fortes chuvas em Salvador já chegaram a 735 milímetros neste mês de abril, apontam dado…