UAI Barris vai acolher e ofertar oportunidades a 50 moradores de rua

Em até 9 meses, os acolhidos terão apoio terapêutico, psicológico e médico, além do estímulo de vínculos e inclusão

As pessoas de Salvador, em situação de rua, ganharam um instrumento de apoio e promoção da cidadania, inaugurado pelo prefeito ACM Neto nesta terça-feira (28). A Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) Barris, vai funcionar 24 horas por dia na Rua Conselheiro Spínola, número 2, vizinho ao Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRLV).

O espaço terá capacidade para 50 pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, sendo 16 mulheres e 34 homens. Além de um endereço para utilizar como referência, os acolhidos terão direito a três refeições diárias e atendimento psicossocial, com foco no fortalecimento de vínculos e na inclusão. O acesso ao serviço acontece através de encaminhamento feito por estruturas como os Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP).

Em seu discurso, ACM Neto lembrou que este é o maior programa de atuação e auxílio à população de rua da história de Salvador, com investimentos na ordem de R$64 milhões. “São diversas ações conjuntas para mudar a perspectiva dessas pessoas que vivem nas ruas na cidade. Uma dessas ações está sendo concretizada hoje com esta unidade, onde os acolhidos vão poder passar até nove meses tendo todo o apoio terapêutico, psicológico e médico e, sobretudo, o estímulo para que, em pouco tempo, tenham condições de voltar para o ambiente das famílias, conseguir um emprego e se reinserir na sociedade”, relatou o prefeito.

A UAI dos Barris é gerenciada através de convênio municipal com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra). A Unidade faz parte do processo de expansão do acolhimento institucional pelo município, das atuais 500 para 700 vagas. Além disso, também estão sendo feitas articulações para inserir os moradores de rua no mercado de trabalho. No total, a Prefeitura é responsável por nove UAIs.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Salvador

Vejam também

CEO do Aeroporto de Salvador receberá título de cidadão soteropolitano da Câmara Municipal

O CEO do Salvador Bahia Airport, Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, …