26 de abril: Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Cirurgia bariátrica ajuda na redução da pressão alta em mais de 60% dos casos, diz SBCBM

No dia 26 de abril, comemora-se o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 30% da população brasileira adulta sofre de hipertensão arterial. Embora seja uma doença hereditária, os hábitos de vida também são fatores de risco para o seu desenvolvimento.

A obesidade e o sedentarismo são os principais fatores de risco para a hipertensão, sendo que 70% dos homens e 61% das mulheres que sofrem de pressão alta são obesos. “A obesidade visceral ou abdominal é a de maior risco para as doenças cardiovasculares, como a hipertensão”, afirma o cirurgião bariátrico Adriano Rios, do Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o tratamento cirúrgico da obesidade reduz a pressão alta em mais de 60% dos casos. Mas, este tratamento é recomendado em casos específicos, quando o grau de obesidade ou de doenças associadas com risco de morbidade torna a cirurgia uma alternativa mais eficaz e resoluta.

Considerada uma inimiga silenciosa por não apresentar sinais, a hipertensão alta consiste no aumento da pressão feito pelo sangue contra as paredes das artérias. Alguns sintomas perceptíveis, como dor de cabeça, tontura, zumbido, falta de ar, visão embaçada e dores no peito, alerta que a doença já pode estar num estágio avançado.

Para prevenção da doença, é recomendado controle de peso, atividade física, redução do consumo de sal, controle do estresse e consultas anuais ao médico para exames de rotina. Quando não é controlada, a hipertensão pode desencadear complicações sérias como insuficiência cardíaca, AVC (Acidente Vascular Cerebral), insuficiência renal crônica, aneurisma e infarto agudo do miocárdio, podendo levar à morte.

Além do caráter hereditário e da obesidade, fatores como tabagismo, sedentarismo, estresse e consumo excessivo de sódio (sal) também podem aumentar o risco de desenvolvimento da hipertensão.

Acompanhe o Caderno de Notícias no FacebookInstagramYouTube e Twitter.

Carregar mais em Saúde

Vejam também

Feira ‘Março de Todas as Mulheres’ oferece 1.000 novas vagas neste final de semana

Em um movimento de celebração ao bem-estar feminino, o Governo do Estado anunciou nesta se…