Conselho de Medicina Veterinária alerta municípios sobre obrigatoriedade de veterinário nas campanhas de vacinação

Cidadão pode denunciar ações que não tenham médico capacitado

As Prefeituras dos 417 municípios do Estado receberam notificação do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia da Bahia (CRMV-BA) sobre a obrigatoriedade da presença de médicos-veterinários nas campanhas de vacinação.

No Dia Mundial de Combate à Raiva, celebrado amanhã (28), a preocupação aumenta com a manutenção da saúde única – união indissociável entre a saúde animal, humana e ambiental – e o Conselho avisa os gestores que vai agir de forma mais incisiva na fiscalização dos postos das campanhas de vacinação promovidas pelos municípios baianos a fim de garantir a presença de médicos-veterinários com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) homologada no CRMV-BA.

A presidente do CRMV-BA, Ana Almeida explica que, de acordo com a Lei 5.517/1968, a vacinação animal é uma atividade privativa do médico-veterinário e só pode ser realizada por um profissional ou sob a orientação dele. “A resolução 844, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, assegura que a vacinação de pequenos animais só poderá ser realizada em domicílio ou em estabelecimentos como hospitais, clínicas, consultórios e ambulatórios por profissional habilitado ou sob a supervisão de um veterinário”.

Ao levar o animal para vacinar o tutor deve se certificar se a unidade tem um profissional qualificado como responsável. Caso contrário, basta denunciar clicando aqui.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Saúde

Vejam também

Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

Paula Laboissière / Agência Brasil Ao longo dos últimos anos, o progresso na redução da ma…