Diretor do HGRS e deputado discutem criação de Hospital do Homem em Salvador

Hospital deverá ter especialidades médicas como urologia, nefrologia, endocrinologia e neurologia, além de núcleos de alta resultabilidade (check-up)

O diretor-geral do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), José Admirço Lima Filho, recebeu, na última terça-feira (27), a visita do deputado estadual Roberto Carlos, que apresentou o projeto de lei (PL) de sua autoria para criação do Hospital do Homem em Salvador. Com o objetivo de combater o câncer de próstata na Bahia, a nova unidade deverá seguir os moldes do Hospital-Dia do HGRS.

“Como já existia, anteriormente, o projeto do governador Rui Costa de criação do Hospital do Homem dentro do Hospital Geral Roberto Santos, o PL do deputado Roberto Carlos veio para somar forças conosco. O HGRS é o maior do estado e reúne as principais características para atender a essa parcela da população, que, de acordo com os indicadores, não costuma procurar a Atenção Básica. Normalmente, quando os homens buscam assistência de saúde, já estão em estado grave”, avalia o diretor-geral.

O Hospital do Homem, conforme o PL nº 22.156/2017, deverá contar com especialidades médicas como urologia, nefrologia, endocrinologia e neurologia, além de núcleos de alta resultabilidade (check-up) e de ensino e pesquisa. Haverá, ainda, Departamento de Patologias da Próstata, dividido em dois setores: diagnóstico e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), prostatites (infecções causadas por bactérias e vírus) e prevenção do HIV e HPV; e tumores.

“Fui recebido pelo diretor José Admirço para conhecer a estrutura do hospital-dia. Fiquei encantado com o espaço e, na oportunidade, apresentei a ele o PL que autoriza o Poder Executivo a criar e implantar o Hospital do Homem, para que sirva como um centro de referência especializado em saúde do homem”, conta o deputado, que acrescenta: “apesar de existir um projeto para a construção do Hospital do Homem em uma área do Hospital Roberto Santos, o diretor afirmou que é de fundamental importância essa proposição e o apoio dos demais parlamentares”.

Um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo mostra que 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou de filhos. Esse mesmo estudo revelou que mais da metade desses pacientes adiaram a ida ao médico e já chegaram com doenças em estágio avançado.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Carregar mais em Saúde

Vejam também

Cirurgia metabólica é uma importante aliada na luta contra a diabetes

Um tratamento cirúrgico traz uma nova perspectiva para os pacientes portadores de diabetes…