Pressão alta atinge mais de 30 milhões de brasileiros

Empresa especializada em atendimento médico oferece stand para aferição no Shopping Salvador

Mais de 30 milhões de brasileiros têm pressão alta, segundo o Ministério da Saúde. A doença crônica silenciosa, que atinge homens e mulheres, principalmente após os 40 anos, é caracterizada pelos altos níveis da pressão sanguínea nas artérias. Se não controlada, pode provocar um infarto ou acidente vascular cerebral, mais conhecido como AVC ou derrame.

Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão (26 de abril), a Vitalmed está com um stand para aferição de pressão no Salvador Shopping, gratuitamente, até o dia 09 de maio.

De acordo com o clínico geral da Vitalmed, Guilherme Lazzari, “uma pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão fica igual ou acima de 14 por 9, com frequência. Dentre os sintomas, destacam-se: tonturas, visão embaçada, dor no peito, dor de cabeça, sangramento nasal, falta de ar e zumbido no ouvido”.

São diversos os fatores que podem contribuir para o surgimento da hipertensão. Os principais são sedentarismo, alimentação com excesso de sal, obesidade, fumo, excesso de gorduras, produtos industrializados, além do histórico familiar.

A maioria dos fatores relacionados à doença, podem ser evitáveis com alimentação saudável e exercícios físicos. “Pessoas que têm um fator genético favorável à hipertensão, os bons hábitos também podem fazer com que o problema seja menos agressivo”, relata Lazzari, salientando que é importante cuidar da saúde de forma contínua, e não somente quando uma doença é diagnosticada.

Acompanhe o Caderno de Notícias no FacebookInstagramYouTube e Twitter.

Carregar mais em Saúde

Vejam também

Política de incentivo ao uso de bicicleta na Bahia vira lei

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes, promulgou a Lei nº 14.663…