Salvador é a cidade do Norte-Nordeste com mais startups

Por meio das Secretarias, a Prefeitura incentiva eventos e ações na area

Com 198 startups, a capital baiana tornou-se a primeira cidade do Norte-Nordeste e a oitava do Brasil com maior número de startups em atuação, segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

Segundo a Prefeitura de Salvador, até agora, 6.421 pessoas já foram impactadas em 22 eventos da área apoiados ou realizados pela Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis). “A gente acredita que o incentivo é o caminho para estimular a economia da cidade de maneira sustentável e inovadora”, afirma André Fraga, titular da pasta.

Por meio do Edital de Inovação para a Indústria, em parceria com o Senai Cimatec, 16 startups foram beneficiadas e outras cinco serão selecionadas pela Chamada Cidade Conectada, onde terão que desenvolver, em 12 meses, um projeto de soluções inovadoras para os problemas de Salvador.

Outro meio de incentivo, é o Centro Municipal de Inovação, também chamado de Colabore, inaugurado em maio, que vai abrigar startups com soluções de impacto social para a cidade.

Na edição de Salvador, a Startup Europe Week – evento que acontece simultaneamente em diversas cidades do mundo – teve vários painéis voltados para a área. Em um destes foi lançado a Chamada Cidade Conectada.

Em parceria com o Sebrae-BA, a Secis também realiza anualmente o Seminário Salvador Cidade Inovadora, que busca discutir empreendedorismo e inovação e promover conexões na capital baiana. Em 2019, acontecerá a terceira edição do evento.

Outra ação importante é o Startup Wekeend, o maior evento de criação de startups do mundo. Durante três dias, os participantes têm a oportunidade de apresentar ideias, formar equipes e colocar o trabalho em prática. Diversas startups baianas foram criadas através desse evento, que neste ano acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de maio na Universidade Católica do Salvador (UCSAL), campus Pituaçu.

A Prefeitura possui ainda outras ações voltadas ao ecossistema de startup, como é o caso do Pitch Salvador, inciativa promovida pela Secretaria de Gestão (Semge) que selecionou startups que possuíam soluções inovadoras para desafios nas áreas de educação, saúde e assistência social.

As empresas selecionadas puderam utilizar gratuitamente o Hub Salvador, um coworking que abriga diversas startups baianas. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), a Prefeitura investiu R$ 5,2 milhões na criação deste projeto, que faz parte do programa municipal Salvador 360, eixo Cidade Inteligente.

Acompanhe o Caderno de Notícias no FacebookInstagramYouTube e Twitter.

Carregar mais em Tecnologia

Vejam também

Sete em cada dez bancos brasileiros adotam biometria facial

Letycia Bond / Agência Brasil Sete em cada dez bancos brasileiros (75%) utilizam atualment…